PÁGINA DE DESTINO
CHINA
A imensa dimensão territorial chinesa nos leva dos manchus do nordeste aos tibetanos dos Himalaias, dos muçulmanos de Kashgar aos trabalhadores Han da faixa junto ao mar. Tanta diversidade no mais populoso país da terra faz nós, ocidentais, ficarmos ainda mais inquietados com um país complexo e cada vez mais presente em nossa vidas.
ONDE IR
O QUE COMER
Um pãozinho chinês com massa branquinha e fofa, geralmente recheado com carne de porco.
Um prato tradicional que consiste basicamente em arroz. Mas não é um simples arroz, é feito numa textura mais pastosa (facilitando o uso dos pauzinhos) e é cozinho envolto em folhas de cana, geralmente leva temperos como molho de soja, óleo de pimenta, gengibre e óleo de amendoim.
Um prato clássico da culinária taiwanesa, uma sopa feita com carne de boi cozida na panela de pressão, também leva macarrão! Costuma ser comida acompanhada de uma verdura chinesa, parecida com uma mostarda amarga e bem salgada.
O Tian bu la é feito de pasta de peixe e moldado em vários shapes, tem um sabor adocicado e uma textura macia.
Mais popular fora da China do que no próprio país de origem. Conta-se que a receita foi criada por Pen Changgui, cozinheiro famoso da culinária de Hunan. Em um momento peculiar, o chef estaria preparando um jantar para líderes e só havia restado uma coxa de galinha na cozinha, e então, criou a receita simplesmente com frango e alguns molhos, já que não havia outra escolha.
Prato feito com tofu ou queijo de sola em um molho avermelhado com carne bovina moída, brotos de alho e óleo de pimenta.